Como dar e receber feedback construtivo?
- Coerence
- Jul 16
- 2 min read

O feedback assertivo foca no comportamento, não na pessoa. Utilize exemplos específicos e quando possível, reforce aspectos positivos, dê feedback construtivo.
Ao receber feedback, pratique a escuta ativa e evite a defensividade. Lembre-se de que a comunicação assertiva não garante que você conseguirá o que deseja ou que a outra pessoa entenderá suas preocupações ou ficará feliz com o que você disse. No entanto, melhora as chances de que a outra pessoa entenda o que você quer ou como se sente.
Para isso:
Controle do tom de voz e da linguagem não verbal
Mantenha um tom calmo, postura aberta e contato visual. O tom de voz, o contato visual, as expressões faciais e a postura corporal comunicam tanto quanto as palavras e são componentes cruciais da comunicação assertiva.
Contato Visual: Olhar o interlocutor nos olhos, sem encarar
Tom de Voz: Manter um tom de voz calmo e estável; uma voz sussurrante pode indicar incerteza, enquanto uma voz muito alta pode ser percebida como agressiva
Postura: Manter uma postura ereta, não muito rígida (tensão) nem muito relaxada (desrespeito), que transmita abertura e confiança.
Expressões Faciais: Devem ser congruentes com a mensagem. Um sorriso ao expressar desconforto pode gerar ambiguidades.
Clareza e objetividade
Evite rodeios, sarcasmo ou indiretas. Seja direta sobre o que sente ou deseja, sem julgamentos.
Respeito às diferenças
Reconheça que cada pessoa possui experiências e opiniões distintas. Valorize as diferenças e busque pontos de convergência.
Escolha o momento adequado
Evite discutir quando ambos estiverem cansados, irritados ou distraídos. Marque um momento para conversar, se necessário.
Busque soluções juntos
O foco da comunicação assertiva não é apontar culpados, mas encontrar alternativas que atendam aos interesses de ambos.
Dê feedback construtivo
Ao dar retorno, foque no comportamento, não na pessoa. Utilize exemplos específicos e, quando possível, reforce aspectos positivos.
Pratique a empatia
Coloque-se no lugar da outra pessoa. Tente compreender o que ela sente ou precisa, mesmo que não concorde totalmente.
No próximo post, você encontrará Exemplos práticos de comunicação assertiva em conflitos. Clique aqui para ser direcionado(a)!
Crédito da imagem: Freepik
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